segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Quem somos?

Quem somos?


Somos um grupo de cidadãos anónimos cansados de tantas injustiças cometidas nos nossos tribunais. O grupo é coordenado por mim Mam Sambu Mané.
Sou Guineense, de 38 anos, sou economista de formação, sou emigrante na Finlandia, viajo de tempo em tempo a Bissau.

Numa dessas viagens em 1997, conheci um caso de um colega meu que corria os seus trâmites no Tribunal de Bissau, e contou-me algumas cenas que passava a volta do seu processo. Voltei a Bissau outra vez em 2002 e 2003, acompanhei pelos órgãos de comunicação social o processo RGB. Ainda nessa minha viagem conheci mais alguns casos de processos que corriam os seus trâmites nos nossos tribunais, dai comecei a interessar-me desse assunto e me propus fazer alguma coisa.

Contactei alguns colegas na altura, discutimos, chegamos a conclusão de que fazer as denúncias através de organizações ou associações de direitos cívicos não íamos a lado nenhum, as denuncias teriam que ser através de meios de informações de extensa cobertura que poderia ser lido transversalmente. Primeiro pensamos nos jornais portugueses; publico, 24 horas, DN e outros, vimos que para publicação nesses órgãos poderia trazer incidentes diplomáticos, tendo em conta o tema que iríamos abordar.

De 2003 para cá não paramos, criamos estruturas que permitem estar em contacto permanente com o que passa nos nossos tribunais e recolha das documentações e narrações dos casos. Para segurança dos nossos colegas que recolhem os dados, nenhuma dessas tarefas fazem-se anunciando, muitas das vezes as vítimas narram-nos os seus processos sem saber, muitas vezes nos seus desabafos recolhemos as informações. O que não é muito difícil na Guiné;- passa-se uma coisa hoje, amanhã é sabido por toda a gente. Bem disse Amílcar Cabral, nós somos um povo de cultura essencialmente oral, as pessoas passam mensagem facilmente.

Após termos visto que o primeiro propósito (recolha de dados) estava a ser cumprido, então era necessário voltarmos a pensar a forma de publicar. Quando chegamos a conclusão que forma de publicação na net seria mais viável, então o grupo incumbiu-me essa tarefa, definir se seria uma página web ou simples Blog. Decidimos por Blog por causa de custos, também decidimos fazê-lo num blog que podia ser rapidamente encontrada na GOOGLE.


Que objectivos?

•Um dos primeiros objectivos, creio que já foi atingido, consiste em chamar atenção da opinião publica nacional e internacional da corrupção e injustiça que reina nos nossos tribunais e os seus protagonistas,

•Para que os Senhores Juízes pisem os pés no chão e compreendam que também são tocáveis, não podem continuar a escudarem-se na capa de PODER JUDICIAL e não serem dignos desse poder,

•Juntar as diferentes vozes para causa que nos toca a todos,

•Constituir uma cadeia de opinião a volta do que passa nos nossos tribunais,


•Informar os cidadãos dos casos das injustiças que passam nos nossos tribunais.

•Ajudar a Presidente Maria de Céu poder ganhar coragem e realizar as reformas que pretende fazer e deixar de passar modelos em tantas viagens e as transas que faz que ninguém compreende





Até quando?

•Até quando os actores os actores da justiça compreendam e façam justiça, renunciando as praticas de corrupção.

•Até quando as autoridades decidirem pôr cobro a situação de injustiça e corrupção que passa nos nossos tribunais.

•Até quando a humildade, modéstia sejam assumidos e encarnados pelos nossos juízes, deixando de lado a arrogância e prepotência que nutrem.

•No caso em especial até ele renunciar-se ou fora criado um processo de investigação sério iremos deixar de publicar a sua matéria.

•Ate quando não nos chegue mais artigos e relatos das injustiças e corrupção nos nossos tribunais




A forma de trabalho?

As informações são recolhidas, a equipa de análise verifica e reverifica as informações no sentido de provar os factos ou relatos trazidos.

Não somos partidários de difamação, tanto assim que as caras que serão trazidas à nossa publicação merecerão análises de várias ordens. Só para terem uma ideia, foi uma coincidência total das pessoas que elegeram o Paulo Sanha como o Juiz mais corrupto e causador de toda a injustiça que se tem verificado nos nossos tribunais.
Todos os relatos


Expectativas


Com 3 semanas de existência, o blog está causar um “boom”, temos recebido artigos, conselhos, opiniões todos a encorajar-nos a continuar com essa publicação.

O link do nosso blog está ser encaminhado por todos quanto o recebem.
A consulta do blog ultrapassa as nossas expectativas, as informações que nos chegam são animadoras e encorajadoras. Todos concordam que era preciso fazer alguma coisa
Que podia mexer com a situação da nossa justiça, são tantos artigos que nos chegam vai fazer com que mudemos a estratégia de publicação.



Sugestão

Sugerimos a todos que se unam ao movimento de luta contra corrupção e injustiça nos nossos tribunais, passando sempre o Link ao teu mais próximo.

Continuem enviando artigos e opiniões, é a forma que cada um de nós poderá contribuir para dignificação dos nossos tribunais.



Próximas Publicações.


A próxima publicação será o processo de Inforgest, Lda VS BRS. Como esse processo é actual conseguimos recolher quase todos os documentos, vai permitir que o leitor faça o juízo das decisões dos nossos juízes e, que conheçam melhor como facilmente o Paulo Sanha interfere e no fim assume mesmo protagonismo.


Agradecimentos

A todos os Guineenses,



Mam Sambu Mané
Email: mamsambu2010@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário